Bateria sólida pode ser arma contra a China, diz gigante coreana

A sul-coreana SK On, fornecedora de baterias para montadoras como Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen e Hyundai, acredita que as baterias de estado sólido podem ser uma vantagem estratégica na disputa global do setor. A empresa afirma ter um diferencial competitivo no formato de baterias do tipo bolsa (pouch), que poderá ser adaptado para essa nova tecnologia.

Em entrevista à Bloomberg, Park Kisoo, chefe de P&D da companhia, demonstrou confiança sobre o futuro. “Quando o mundo das baterias de estado sólido chegar, será definitivamente aplicado primeiro em células do tipo bolsa, nas quais já temos uma vantagem tecnológica”, declarou. Para ele, isso pode ser “uma arma que nos ajude a vencer a China.

sk on
A SK On vê baterias de estado sólido como solução na corrida contra a China no mercado de EVs (Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com)

Tecnologia promissora, mas ainda distante

As baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido tradicional por um sólido, que pode ser feito de polímero, sulfeto, óxidos ou materiais cerâmicos. Essa mudança promete ganhos significativos, como maior densidade energética, carregamento mais rápido, vida útil prolongada e estabilidade térmica aprimorada.

No entanto, a tecnologia ainda enfrenta desafios. Enquanto a SK On desenvolve soluções próprias, fabricantes chineses já estão à frente com versões semi-sólidas, consideradas por especialistas como um estágio intermediário antes das chamadas ASSBs (All-Solid-State Batteries). Veículos da Nio com essas baterias já circulam na China. Recentemente, a MG Motor anunciou que o MG4 será o primeiro carro popular com bateria semi-sólida.

bateria estado sólido
Baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido tradicional por um sólido (Imagem: Phonlamai Photo / Shutterstock.com)

Leia mais:

Ocidente também corre atrás

  • Montadoras ocidentais também investem nessa transição.
  • A Mercedes-Benz está testando um EQS com bateria semi-sólida da startup norte-americana Factorial.
  • A Stellantis planeja equipar um protótipo do Dodge Charger Daytona EV com a mesma tecnologia em 2026.
  • A BMW, por sua vez, realizou um teste com uma bateria totalmente de estado sólido em um modelo i7, na Alemanha.
  • Enquanto isso, a SK On segue aprimorando tecnologias de baterias de íon-lítio, com foco em resfriamento por imersão.
  • A SK On visa aplicações não apenas em veículos elétricos, mas também em centros de dados com IA e sistemas de armazenamento de energia.
bateria ev
A SK On continua aprimorando tecnologias de baterias íon-lítio (Imagem: IM Imagery / Shutterstock.com)

Infraestrutura e apoio governamental

Com ampla capacidade de produção, a SK On se prepara para escalar essas inovações globalmente. Um exemplo é o empréstimo de US$ 9,6 bilhões aprovado pelo governo dos EUA para a joint venture BlueOval SK, com a Ford. O valor, segundo a Reuters, é o maior já concedido pelo programa Advanced Technology Vehicles Manufacturing e será destinado à construção de três megafábricas de baterias em Tennessee e Kentucky.

O post Bateria sólida pode ser arma contra a China, diz gigante coreana apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/06/carros-e-tecnologia/bateria-solida-pode-ser-arma-contra-a-china-diz-gigante-coreana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário