8 sites gratuitos e legais para baixar jogos no PC e Steam Deck

Com o aumento do preço dos games, é comum que os jogadores intensifiquem suas buscas por jogos gratuitos para baixar no PC e Steam Deck, além de outras plataformas. Para isso, o Olhar Digital preparou uma lista com 8 sites nos quais você pode explorar diversos títulos gratuitos e legais para baixar em seu equipamento. 

8 lugares gratuitos e legais para baixar games no PC e Steam Deck 

Nos sites listados abaixo você consegue encontrar diversas opções de jogos, inclusive alguns famosos, para baixar no dispositivo que você joga. E isso de uma maneira muito intuitiva. Confira!

8. Aplicativo EA 

Captura de tela site oficial da Eletronic Arts
Captura de tela site oficial da Eletronic Arts – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Este aplicativo conta com todos os games da Electronic Arts e possui uma aba com apenas os games gratuitos, como “NBA”, “Need for Speed”, “NFL”, “The Sims” e outros títulos de sucesso que podem ser baixados de forma gratuita. 

Você também pode conferir no app alguns games que são disponibilizados de forma gratuita, mas por tempo limitado. Dessa forma, você consegue aproveitar diversos títulos da empresa sem pagar nada. 

Leia mais:

7. Battle.net

Captura de tela site oficial da Battle.net
Captura de tela site oficial da Battle.net – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Serviço gratuito da Blizzard, a Battle.net conta com alguns jogos gratuitos, como “Starcraft 2”, “Overwatch 2”, “Hearthstone” e outros. Também fique atento aos games antigos que são disponibilizados gratuitamente por tempo limitado na plataforma.

Um ponto de destaque é que grande parte dos jogos disponibilizados gratuitamente na Batlle.net são otimizados para uma experiência online fluida, com eventos regulares e grandes atualizações. 

6. Epic Games Store

Captura de tela site oficial da Epic Games Store
Captura de tela site oficial da Epic Games Store- Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Na Epic Games Store você também pode encontrar diversos jogos gratuitos, como é o caso do “Valorant”. Vale também ficar de olho nos jogos que a plataforma libera semanalmente sem custo.

Se você estiver disposto a investir um pouco, mas mesmo assim seguir economizando, saiba que a plataforma oferece promoções regulares para os jogadores comprarem vários games por um preço bem abaixo do normal.

5. MegaGames

Captura de tela site oficial da MegaGames
Captura de tela site oficial da MegaGames – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Se você procura por jogos retrô ou clássicos, saiba que esta é uma plataforma com grande variedade desses tipos de games. O serviço disponibiliza diversos títulos freeware, incluindo jogos de console de gerações anteriores, jogos online e jogos indie. 

Vale destacar que a plataforma ainda oferece patches, conteúdos criados por fãs para diversos games clássicos e mods. Confira o site e explore tudo!

4. Softpedia

Captura de tela site oficial da Softpedia
Captura de tela site oficial da Softpedia – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

O Softpedia é um site muito conhecido por ser seguro para download de softwares e programas. Entretanto, ele também pode ser utilizado para baixar games gratuitos, sendo que oferece mais de 130.000 jogos. 

A plataforma conta com jogos de ação, RPGs, simulações e aventuras incríveis. Além disso, por conta de seu processo seguro para baixar itens, o usuário consegue baixar os games sem vírus e com segurança para instalá-los. 

3. Acid Play

Captura de tela site oficial da Acid Play
Captura de tela site oficial da Acid Play – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Que tal encontrar jogos antigos que muito provavelmente você nem lembrava mais que eles existiam? Na Acid Play é possível. Isso porque a plataforma conta com um grande catálogo de jogos freeware. 

Nela, é possível encontrar games de quebra-cabeças, estratégia e muito mais. No site, também há tutoriais para encontrar os melhores jogos gratuitos, além de ter acesso a descrições detalhadas e classificação dos games. 

2. Steam

Captura de tela site oficial da Steam
Captura de tela site oficial da Steam – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Marketplace e inicializador muito famoso entre os gamers, o Steam, apesar de ter um vasto catálogo de games que devem ser adquiridos pelo usuário para que ele possa jogá-los, também possui jogos gratuitos que foram criados por desenvolvedores independentes ou estúdios indie. 

Na plataforma, você consegue encontrar games de diversas temáticas, como o “Quake Champions”, um jogo de tiro desenvolvido pela id Software e distribuído pela Bethesda Softworks.

1. AllGamesAtoZ

Captura de tela site oficial da AllGamesAtoZ
Captura de tela site oficial da AllGamesAtoZ – Imagem: Matheus Chaves/Olhar

Diferente dos outros sites desta lista, no AllGamesAtoZ você não consegue baixar diretamente o jogo gratuito. Porém, é possível ver quais são os games que estão sendo disponibilizados gratuitamente no momento. Assim, você terá acesso a um link onde é possível baixá-los e instalá-los em seu PC ou Steam Deck. Por se tratarem de links externos, é importante verificar se são confiáveis e seguros.

Para isso, vale seguir algumas dicas do conteúdo “Como saber se um site é confiável?” disponível no Olhar Digital.

O post 8 sites gratuitos e legais para baixar jogos no PC e Steam Deck apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/01/games-e-consoles/8-sites-gratuitos-e-legais-para-baixar-jogos-no-pc-e-steam-deck/

Qual a diferença entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro?

Paisagens com rochas que formam quedas abruptas sempre chamam a atenção, mas os termos usados para descrevê-las costumam causar confusão.

Penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro são palavras recorrentes e, embora frequentemente usadas de forma indiscriminada e tratadas como sinônimos, não têm o mesmo significado.

Se você quer aprender de uma vez por todas as diferenças entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro, continue lendo. A seguir, mostramos o que distingue cada um desses termos.

O que é um penhasco?

Penhasco no Parque da Guarita, em Torres
Penhasco no Parque da Guarita, em Torres (RS) / Crédito: Luciano cta (Wikimedia)

Penhasco é uma grande parede de rocha bem inclinada ou até vertical, com a rocha geralmente aparecendo à vista. Ele pode ter diferentes alturas, mas sempre chama atenção pelo formato íngreme e pela borda abrupta.

Penhascos se formam principalmente pela ação do tempo, como a erosão causada pelo vento, chuva ou mar. Também podem surgir por processos geológicos mais profundos, como o soerguimento do terreno.

Esse tipo de formação aparece em áreas costeiras, onde é chamado de falésia, ou em regiões afastadas do mar, como serras e terrenos acidentados. Falésia é um penhasco que fica à beira do mar, formado pela erosão das ondas. Contudo, é importante destacar que algumas falésias podem ser menos verticais.

Quando um penhasco surge por causa de falhas geológicas ou do movimento das placas tectônicas, ele pode ser chamado de escarpa. Entretanto, nem toda escarpa é um penhasco. Escarpa é uma inclinação entre terrenos de alturas diferentes que pode ser menos íngreme.

O que é um precipício?

Precipício
Precipício/ Crédito: Foto stock (domínio público)

Bom, um precipício pode ser um penhasco. Entretanto, ele também pode ser um barranco, uma ravina ou qualquer lugar em que o solo termine abruptamente em relação à área ao redor.

Um exemplo de uma ravina é documentado no filme “127 horas”. O personagem principal fica preso na fenda profunda e estreita enquanto aguarda alguém socorrê-lo.

Em outras palavras, podemos explicar um precipício como uma queda abrupta do terreno, que pode ou não ser formada por rochas. É a ideia da queda livre, do risco imediato de descer vertiginosamente, que dá sensação de altura e perigo. Por isso, o termo costuma ser usado para alertar sobre perigo ou desnível muito acentuado.

Leia mais

O que é um abismo?

Abismo do Cachoeirão, com 380 metros de altura, Chapada Diamantina
Abismo do Cachoeirão, com 380 metros de altura, Chapada Diamantina (BA) / Crédito: Rodrigo Almeida Fernandes (Wikimedia)

Abismo, por sua vez, é uma palavra que indica uma grande profundidade, um espaço muito fundo e geralmente difícil de acessar. Diferente de penhasco, precipício e desfiladeiro, que são nomes específicos para formações geográficas, abismo tem um significado mais amplo e menos preciso.

No sentido literal, pode ser uma fenda, buraco ou uma área profunda na terra, no mar ou em outras superfícies. Na espeleologia, por exemplo, abismo é usado para descrever cavernas ou fendas verticais muito profundas que podem ter dezenas de metros, sendo geralmente difíceis e perigosas de explorar. 

Não existe uma altura específica que defina um abismo, mas o termo indica algo muito fundo. Além disso, abismo também pode ser usado no sentido figurado, para representar algo imenso, sem fim ou difícil de compreender. Por isso, seu uso é mais flexível e menos técnico.

O que é um desfiladeiro?

Desfiladeiro cercado por vegetação
Desfiladeiro cercado por vegetação / Crédito: Pixnio (domínio público)

Por fim, vamos falar do desfiladeiro. Esse termo designa um tipo específico de formação geográfica, que consiste em um vale estreito e profundo, cercado por encostas íngremes, geralmente rochosas.

Muito útil para nós, o desfiladeiro pode servir como passagem natural entre regiões montanhosas, o que lhe confere importância histórica e ecológica. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Cumberland Gap permitiu que colonos atravessassem os Montes Apalaches, contribuindo para a expansão territorial. 

Essas passagens naturais também conectam ecossistemas e servem como corredores para a fauna. Assim, um desfiladeiro é como uma garganta que atravessa a terra, formada pela erosão de rios ao longo de milhares de anos.

Diferente do penhasco, que é uma parede rochosa e íngreme, o desfiladeiro é o vale estreito que se forma entre essas encostas.

Sabe a cena em que Simba e Mufasa escapam dos gnus que correm descontrolados em “O Rei Leão”? Aquilo é um desfiladeiro. Agora, o lugar de onde Mufasa cai após a traição do Scar é um penhasco: uma queda vertical bem íngreme.

O post Qual a diferença entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro? apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/01/ciencia-e-espaco/qual-a-diferenca-entre-penhasco-precipicio-abismo-e-desfiladeiro/

Quais os principais lançamento no cinema em agosto de 2025?

Agosto traz alguns lançamentos bastante aguardados para o cinema, como a sequência “Uma Sexta-Feira Ainda mais Louca” e a distopia brasileira “O Último Azul”. Também haverá a estreia da animação “Os Caras Malvados 2”, do terror “A Hora do Mal” e da comédia “Os Roses: Até que a Morte os Separe”.

Quais as principais estreias no cinema em agosto de 2025?

Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda

O clássico da Disney de 2003 retorna às telonas, estrelado por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, que reviverão suas personagens Tess e Anna Coleman. Agora, Anna tem uma filha e uma enteada e, entre os desafios de juntar duas famílias, irá mais uma vez observar o passado se repetir.

Data de lançamento no cinema: 7 de agosto.

A Hora do Mal

A Hora do Mal
A Hora do Mal. Imagem: Divulgação/Warner Bros

O filme de terror conta a história do desaparecimento misterioso de todas crianças – exceto por uma – de uma mesma sala no mesmo dia. A comunidade, então, passa a se questionar quem ou o que estaria por trás do sumiço.

Data de lançamento no cinema: 7 de agosto.

Leia também:

Os Caras Malvados 2

Os Caras Malvados 2

A animação acompanha um grupo de animais que costumam ser fora da lei e agora tentam ser bons. Mas se veem presos em um esquema de assalto pensado por um novo grupo de criminosos: as Garotas Malvadas.

Data de lançamento no cinema: 14 de agosto.

O Último Azul

O Último Azul
O Último Azul. Imagem: Divulgação/Vitrine Filmes

Estrelado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, “O Último Azul” é uma produção brasileira. Trata-se de uma distopia que mostra a história de Tereza, uma mulher de 77 anos, que embarca em uma jornada pela Amazônia para realizar seu último desejo antes de ser exilada em uma colônia habitacional. Mas a jornada irá mudar a vida dela para sempre.

A longa-metragem recebeu o prêmio Urso de Prata, o segundo mais importante, na 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Data de lançamento no cinema: 28 de agosto.

Os Roses: Até que a Morte os Separe

Os Roses: Até Que a Morte os Separe
Os Roses: Até Que a Morte os Separe. Imagem: Divulgação/Disney

Ivy e Theo tem a vida perfeita, com sucesso no casamento e na carreira. Porém, as coisas começam a desmoronar quando a carreira de Theo despenca e as ambições de Ivy decolam.

O filme é protagonizado pela vencedora do Oscar Olivia Colman e pelo indicado ao Oscar Benedict Cumberbatch (que interpretou Doutor Estranho).

Data de lançamento no cinema: 28 de agosto.

O post Quais os principais lançamento no cinema em agosto de 2025? apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/01/cinema-e-streaming/quais-os-principais-lancamento-no-cinema-em-agosto-de-2025/

China intensifica aplicação da IA para rivalizar com os EUA em meio a restrições tecnológicas

Enquanto os Estados Unidos mantêm o foco no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (IA) de ponta, a China aposta na aplicação prática da tecnologia em diversos setores, como saúde, educação, segurança e administração pública. Essa estratégia visa reduzir a dependência de tecnologias ocidentais e ampliar a autossuficiência do ecossistema doméstico de IA.

Impedida de acessar os chips mais avançados devido às restrições impostas por Washington, Pequim tem promovido abordagem alternativa: impulsionar a adoção massiva de IA por empresas e órgãos governamentais.

“Na China, há, definitivamente, um apoio governamental mais forte para aplicações e um mandato claro do governo central para difundir a tecnologia pela sociedade”, afirmou Scott Singer, da Carnegie Endowment for International Peace, ao The Washington Post.

Bandeira da China ao fundo com os dizeres "AI" à frente
Enquanto os EUA foca na criação, a China estimula o uso prático da tecnologia (Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock)

O que a China vem fazendo com a IA para vencer os EUA

  • Na World Artificial Intelligence Conference, realizada em Xangai (China), a China reforçou seu posicionamento como líder global responsável na área de IA;
  • Durante o evento, o premiê Li Qiang declarou que o país “atribui grande importância à governança global da IA” e “está disposto a compartilhar sua experiência de desenvolvimento de IA e produtos tecnológicos para ajudar os países ao redor do mundo — especialmente aqueles do Sul Global”;
  • Um dos destaques do evento foi a empresa DeepSeek, cuja tecnologia vem sendo aplicada amplamente pelo governo chinês;
  • Documentos de licitação vistos pelo Post mostram hospitais militares utilizando a ferramenta para consultas online e gestão de prontuários. Governos locais relatam o uso da IA para triagem de chamadas, otimização de operações policiais e investigações anticorrupção;
  • Segundo uma prefeitura na região da Mongólia Interior, o DeepSeek ajuda a “descobrir, rapidamente, pistas de casos e prever tendências criminosas”, o que “melhora muito a precisão e a pontualidade no combate ao crime”.

Desafios

Apesar do entusiasmo, há desafios. Shen Yang, professor da Universidade Tsinghua (China), pondera que “alucinações de IA ainda existem” e que o uso em investigações sensíveis é limitado devido a processos burocráticos. “Se estiver errado, quem assume a responsabilidade?“, questiona.

A aposta chinesa em IA vai além da adoção: há um empenho nacional em se tornar independente tecnologicamente.

Segundo Michael Frank, fundador do think tank Seldon Strategies, em entrevista ao The Wall Street Journal, “a China está obviamente progredindo no fortalecimento de seu ecossistema de IA e computação”. A Huawei lidera iniciativas, como o “Projeto Pneu Sobressalente“, que visa atingir 70% de autossuficiência em semicondutores até 2028, com o apoio de mais de duas mil empresas.

Mesmo com chips menos avançados, companhias chinesas estão melhorando desempenho ao agrupar várias unidades. Em alguns casos, sistemas com chips Ascend, da Huawei, superaram soluções da Nvidia. A Morgan Stanley estima que, em 2027, 82% dos chips de IA utilizados na China serão de origem nacional, contra 34% em 2024.

Ao fundo, bandeira da China; à frente, logo da DeepSeek em um smartphone
DeepSeek é a “galinha dos ovos de ouro” chinesa (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

O governo chinês tem incentivado investimentos massivos em setores estratégicos. Apenas em Shenzhen, foram mobilizados US$ 700 milhões (R$ 3,91 bilhões, na conversão direta) para fortalecer a cadeia de suprimentos de semicondutores.

Além disso, Pequim está expandindo a geração de energia e investindo em formação de mão de obra qualificada: desde 2019, o número de universidades com cursos de IA saltou de 35 para mais de 600. A partir de setembro, escolas primárias e secundárias da capital chinesa começarão a oferecer aulas obrigatórias de IA.

Leia mais:

E os EUA?

Na contramão, os Estados Unidos enfrentam desafios regulatórios e de infraestrutura. Recentemente, o presidente Donald Trump anunciou um plano para reduzir a burocracia e estimular a construção de data centers. Um projeto de US$ 500 bilhões (R$ 2,79 trilhões) entre OpenAI e SoftBank, lançado no início do ano, sofreu atrasos. Em abril, o republicano assinou uma ordem executiva que obriga escolas estadunidenses a oferecer formação em IA.

Ao mesmo tempo, os EUA tentam conter o avanço chinês com restrições à exportação de chips e controle de talentos. Mas o próprio governo estadunidense reviu algumas medidas: após proibir o envio de chips da Nvidia para a China, a Casa Branca liberou, recentemente, a venda dos modelos H20, em gesto visto como estratégico nas negociações comerciais.

Apesar das limitações, a China tem se destacado pelo avanço de modelos open-source. Segundo o provedor Artificial Analysis, o melhor modelo de código aberto disponível atualmente é chinês.

A proliferação desses modelos tem acelerado a adoção global da IA chinesa. “Enquanto o melhor modelo de linguagem do mundo ainda é estadunidense, o melhor que qualquer pessoa pode usar gratuitamente agora é chinês”, apontou a empresa.

Bandeira dos EUA no fundo, com o desenho de um cérebro humano e os dizeres "AI"
Estadunidenses estariam perdendo a guerra das IAs para a China? (Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock)

No epicentro da disputa, empresas, como DeepSeek e Alibaba, vêm sendo utilizadas por bancos estatais, órgãos públicos e companhias nacionais, muitas vezes, antes mesmo de terem uma aplicação definida.

“As pessoas falam muito sobre as diferenças entre os Estados Unidos e a China”, disse Carter Hou, da empresa de óculos inteligentes Halliday, ao Post. “Mas tento ficar fora disso o máximo possível, porque tudo o que queremos é construir bons produtos para nossos clientes.”

O post China intensifica aplicação da IA para rivalizar com os EUA em meio a restrições tecnológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/31/pro/china-intensifica-aplicacao-da-ia-para-rivalizar-com-os-eua-em-meio-a-restricoes-tecnologicas/

5 sinais de que o seu ar-condicionado precisa de manutenção

É comum que o uso do ar-condicionado diminua durante os meses mais frios do ano. Por isso, muitas pessoas acreditam que a manutenção só é necessária no verão.

No entanto, segundo a fabricante LG, o ideal é aproveitar a baixa temporada de uso para fazer a revisão do aparelho. Isso garante não apenas conforto térmico nos dias mais quentes, mas também economia de energia e melhor qualidade do ar dentro de casa.

A seguir, confira cinco sinais de que seu ar-condicionado precisa de manutenção e que está na hora de chamar um técnico especializado.

O ambiente não esfria ou aquece como antes

Mulher em uma sala com ar-condicionado
Mulher em uma sala com ar-condicionado / Crédito: antoniodiaz (shutterstock/reprodução)

Percebeu diferença no funcionamento do ar-condicionado? Mesmo ao selecionar a temperatura ideal, o ambiente não atinge o conforto esperado? Isso pode ser um sinal claro de que algo não está funcionando corretamente no aparelho.

Se ele demora mais do que o habitual para resfriar ou aquecer o ambiente, pode haver acúmulo de poeira nos filtros, vazamento ou falta de gás refrigerante, ou ainda falhas em componentes internos. Modelos mais modernos, como os que usam tecnologia inverter, têm desempenho superior, mas mesmo assim exigem manutenção para operar corretamente.

Ao notar esse tipo de problema, o mais indicado é procurar um técnico especializado quanto antes para avaliar o equipamento e realizar os ajustes necessários.

Ruídos incomuns durante o uso

Família sentada no sofá da sala com o ar-condicionado no alto da parede
Família sentada no sofá da sala com o ar-condicionado no alto da parede / Crédito: New Africa (shutterstock/reprodução)

Seu ar-condicionado começou a fazer barulhos diferentes, como estalos, rangidos ou vibrações? Esses sons não devem ser ignorados. Eles costumam indicar desgaste de peças internas ou mau encaixe de componentes.

Mesmo que o aparelho ainda esteja funcionando, os ruídos podem ser o primeiro sinal de falhas mais sérias no sistema. Nesses casos, o melhor é desligar o ar-condicionado e acionar um profissional qualificado, de preferência da rede autorizada da marca.

Mau cheiro vindo do equipamento

O ar-condicionado deve ser escolhido de acordo com fatores como o tamanho do espaço e a potência que ele tem. (Imagem: Pexels)

Odor forte ou desagradável saindo do ar-condicionado é um sinal de alerta. Isso pode indicar o acúmulo de fungos, mofo ou bactérias nos filtros ou nas serpentinas internas do equipamento.

Além de comprometer a qualidade do ar, esses contaminantes podem afetar diretamente a saúde respiratória de quem está no ambiente. Por isso, a limpeza dos filtros deve ser feita com frequência. Aparelhos limpos duram mais e permanecem em boas condições de uso.

Água vazando do aparelho

Imagem: KangeStudio/iStock

Notou manchas de umidade ou água acumulada ao redor do ar-condicionado? Isso pode indicar entupimento na mangueira de drenagem ou falhas no sistema interno que precisam de atenção.

Um pouco de condensação é normal, mas vazamentos visíveis ou goteiras constantes não devem ser ignorados. Esse tipo de problema pode causar danos ao imóvel e até comprometer a estrutura do aparelho se não for resolvido rapidamente.

Aumento inesperado na conta de energia

imagem mostra um boleto/ conta de energia elétrica em cima de uma mesa madeira com calculadora, lâmpada, moedas e a miniatura de uma casa
Conta de luz em cima da mesa (Reprodução: @Renata Photography/Shutterstock)

Prestar atenção no consumo de energia elétrica da sua casa é fundamental. Se você notou um aumento significativo na conta de luz sem uma justificativa aparente, o ar-condicionado pode ser o vilão. Principalmente se esse aumento vier acompanhado de outros sinais, como perda de desempenho ou ruídos no seu ar condicionado.

Aparelhos sem manutenção tendem a forçar mais os componentes para entregar o mesmo desempenho, consumindo mais energia no processo. O funcionamento eficiente do ar-condicionado depende de uma manutenção regular.

O post 5 sinais de que o seu ar-condicionado precisa de manutenção apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/31/dicas-e-tutoriais/5-sinais-de-que-o-seu-ar-condicionado-precisa-de-manutencao/

Samsung: lucro com chips despenca no 2º trimestre; empresa projeta recuperação gradual

A Samsung registrou queda de 94% no lucro operacional na divisão de semicondutores no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo comunicado da companhia, divulgado no fim desta quarta-feira (30), manhã de quinta-feira (31) na Ásia.

O resultado foi impactado por atrasos nas entregas e pelas restrições impostas pelos Estados Unidos à exportação de chips avançados para a China.

Samsung logo ao lado de chips
Resultado foi impactado por atrasos nas entregas e pelas restrições impostas pelos Estados Unidos à exportação de chips avançados para a China (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

A companhia sul-coreana, maior fabricante mundial de chips de memória, informou que espera uma recuperação gradual do setor na segunda metade do ano, impulsionada pela demanda por inteligência artificial (IA) e investimentos contínuos de grandes provedores de serviço em nuvem.

Contudo, a empresa também destacou preocupações com a desaceleração do crescimento global, decorrente de um ambiente comercial incerto e riscos geopolíticos. O alerta veio poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas de 15% sobre produtos sul-coreanos.

Leia mais:

Resultados da Samsung

  • O lucro operacional da Samsung no período de abril a junho somou US$ 3,37 bilhões (R$ 18,79 bilhões, na conversão direta), o menor nível em seis trimestres. O valor ficou próximo da estimativa anterior da empresa, que havia decepcionado investidores, segundo a Reuters;
  • A receita subiu 0,7%, alcançando US$ 53,70 bilhões (R$ 299,48 bilhões), também em linha com previsões anteriores;
  • A divisão de chips registrou lucro de US$ 287,97 milhões (R$ 1,60 bilhão) no trimestre, contra US$ 4,67 bilhões (R$ 26,09 bilhões) no mesmo período de 2024. Foi a primeira vez em seis trimestres que o valor ficou abaixo da marca de 1 trilhão de won (US$ 719,92 mil/R$ 4,01 bilhões);
  • No comunicado, a empresa diz que o desempenho foi afetado por ajustes no valor dos estoques de chips de memória e por custos pontuais relacionados às restrições de exportação dos EUA, que atingiram o negócio de fabricação de chips sob contrato da Samsung;
  • O fraco desempenho financeiro tem ampliado as preocupações dos investidores sobre a capacidade da Samsung de competir com rivais menores no desenvolvimento de chips de memória de alta largura de banda, cada vez mais utilizados em centros de dados de IA e fornecidos a empresas, como a Nvidia.
Bandeiras de EUA e Coreia do Sul lado a lado
Números foram divulgados após acordo entre EUA e Coreia do Sul por 15% de taxa (Imagem: esfera/Shutterstock)

Parceria com a Tesla

Apesar das dificuldades, a Samsung anunciou, recentemente, um contrato de US$ 16,5 bilhões (R$ 92 bilhões) para fornecimento de chips à Tesla, o que pode fortalecer sua divisão de foundry (fabricação sob demanda). Além disso, empresas, como Meta e Microsoft, também destacaram uma forte demanda por chips de IA e investimentos significativos em infraestrutura de dados em seus balanços.

Na manhã desta quinta-feira (31), as ações da Samsung subiram 0,7%, acompanhando o desempenho do índice de referência, que teve alta equivalente.

Logo da Tesla ao lado da foto de Musk
Elon Musk contou que a Tesla fez parceria com a Samsung (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

O post Samsung: lucro com chips despenca no 2º trimestre; empresa projeta recuperação gradual apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/30/pro/samsung-lucro-com-chips-despenca-no-2-trimestre-empresa-projeta-recuperacao-gradual/

Conheça o ControlOne, app para controlar caixas de som Polyvox pelo celular

Você deseja controlar a sua caixa de som Polyvox por meio de um aplicativo em seu celular? Se sim, saiba que já existe uma opção de app disponível no mercado: trata-se do ControlOne, que pode ser baixado de forma gratuita em celulares Android, disponível gratuitamente na Google Play.

De acordo com a Polyvox, o aplicativo deve ser lançado em breve para iPhones com o sistema iOS, disponível para iPhones. A seguir, saiba mais detalhes sobre o app e veja como utilizá-lo em seu dispositivo. 

Como funciona o ControlOne

App ControlOne
Pessoa utilizando o aplicativo ControlOne, da Polyvox – Imagem: Dviulgação/Polyvox

O ControlOne funciona por meio de compatibilidade com caixas de som da Polyvox. Ele permite que o usuário controle o equipamento diretamente pelo smartphone. Entre as funções que podem ser controladas estão:

  • Ajuste de volume;
  • Efeitos luminosos sincronizados com o ritmo da música;
  • Equalização personalizada;
  • Controle de microfone;
  • Entrada USB; 
  • Rádio FM.

Uma funcionalidade importante é que o app permite a personalização visual e sonora, com um equalizador de cinco faixas, novas opções de cores e efeitos, além de perfis predefinidos. 

Leia mais:

Há ainda a função TWS (True Wireless Stereo), desenvolvida para proporcionar o pareamento entre duas caixas compatíveis para criar uma experiência sonora estéreo e ampliar a potência dos equipamentos. 

Ilustração de ondas sonoras
Frequências são como partes do som, medidas em Hz (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Vale destacar que a ferramenta é compatível com as novas linhas de caixas de som da Polyvox e alguns equipamentos que saíram de linha, como a linha 500 e os modelos 860/650, o que amplia o leque de opções para que os usuários possam aproveitar o app. 

Outro ponto relevante é que, segundo a marca, a interface da ferramenta conta com grande agilidade nos comandos, resultando em uma interação moderna, prática e conectada com os equipamentos. 

Como usar o app da Polyvox

Para utilizar o aplicativo da Polyvox é muito fácil, basta realizar o download gratuito na Google Play e permitir que ele encontre os dispositivos que estejam próximos para se conectar. Ao encontrar, o usuário precisará apenas confirmar a conexão e começar a controlar as funções do equipamento por meio do próprio smartphone.

ControlOne
Captura de tela do app ControlOne – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

O post Conheça o ControlOne, app para controlar caixas de som Polyvox pelo celular apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/30/dicas-e-tutoriais/conheca-o-controlone-app-para-controlar-caixas-de-som-polyvox-pelo-celular/

iOS 26: Safari chega mais seguro do que nunca

O iOS 26 está em testes e logo deve ser disponibilizado a todos pela Apple. O navegador Safari chega com o sistema operacional com uma função ativada por padrão que, até então, era opcional: a proteção avançada de impressões digitais. Isso promete deixar o browser ainda mais seguro.

Originalmente, além e ser opcional, a função só estava disponível para guias anônimas. Para o iOS 26, o recurso do Safari passará a também ser disponibilizado em abas normais, e não só nos iPhones, como também no iPadOS 26 e macOS 26.

Em nota à imprensa, a Apple disse que “a navegação no Safari vai ficar ainda mais privada com a extensão da proteção avançada de impressões digitais para todo o aplicativo por padrão”.

Logo do iOS 26 em um iPhone
SO do iPhone vai trazer a opção ativada por padrão (Imagem: jackpress/Shutterstock)

Ou seja, sempre que você acessar o Safari, ele vai injetar ruído de dados e implementar outras técnicas para confundir os rastreadores que te acompanham durante sua jornada digital.

Apple te protege no Safari

  • Já sabemos de cor e salteado que anunciantes e corretores de dados possuem várias ferramentas para nos rastrear na internet;
  • Desde que a Apple implementou, no Safari, esse sistema, outras empresas usaram técnicas em seus navegadores, aumentando a quantidade de quebra de anúncios em prol do usuário;
  • O rastreamento usa dezenas de pequenas pistas técnicas, como tamanho da tela, GPU, pilha de áudio, movimentos do mouse, bem como fontes instaladas no dispositivo, para montar um perfil que te identifica e a mais ninguém;
  • Visando bloquear isso, a maçã introduziu, no Safari 17.0, o recurso de bloqueio, mas apenas para as sessões em guias privadas, deixando o rastreamento menos preciso, estável e visível aos sites que usam desse rastreamento.

A empresa explicou qual foi o caminho percorrido até alcançar o feito:

“Para dificultar a extração confiável de detalhes sobre a configuração do usuário, o Safari insere ruído em várias APIs: principalmente durante a leitura de canvas 2D e WebGL, e ao ler amostras do AudioBuffer usando o WebAudio.

Para reduzir a entropia geral exposta por outras APIs, o Safari também substitui os resultados de determinadas APIs da web relacionadas a métricas de janela ou tela para valores fixos, de forma que scripts de impressão digital que chamam essas APIs para usuários com configurações de tela ou janela diferentes obtenham os mesmos resultados, mesmo que as configurações subjacentes dos usuários sejam diferentes.”

Logo do Safari
Versões desktop (macOS 26) e mobile (iPadOS 26 e iOS 26) sairão atualizados (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Isso quer dizer que o Safari reporta informações confusas e aleatórias, imperceptíveis à experiência do usuário, dificultando o trabalho do corretor de dados.

O navegador da Apple aplica o método por sites e por sessões. Ou seja, mesmo que um site tente te rastrear, o Safari te dá um ID único que muda de guia para guia e de sessão para sessão, de modo que você não pode ser rastreado pela internet e não precisa limpar suas “pegadas”.

Leia mais:

Proteção reforçada no iOS 26

Até hoje, essa camada adicional de proteção só podia ser ativada nas configurações do iPhone de forma manual. No iOS 26, não há essa necessidade, pois o sistema já o ativará tão logo voltar da atualização.

Mas, segundo a Apple, caso você não queira que ela esteja ativada no Safari, basta deixá-la ligada somente nas guias privadas, ou até, deixá-la desligada completamente.

Na versão beta do iOS 26, a configuração segue a atual, mas você já pode testar o bloqueio de rastreamento em todo o navegador da seguinte forma:

  • macOS:
    • Vá até as Configurações do Safari;
    • acesse Avançado;
    • ative “Usar proteção avançada de rastreamento e impressões digitais” para “em todo o navegador”.
  • No iPhone e no iPad:
    • Acesse Configurações;
    • Vá em Aplicativos (iOS 18/iPadOS 18 em diante);
    • Acesse “Safari”;
    • Vá para “Avançados, depois “proteção avançada de rastreamento e impressões digitais”;
    • Selecione “em todo o navegador.
Tela de limpeza de histórico do Safari
Em tese, recurso dispensa que você limpe o histórico do navegador (Imagem: Primakov/Shutterstock)

O post iOS 26: Safari chega mais seguro do que nunca apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/29/seguranca/ios-26-safari-chega-mais-seguro-do-que-nunca/

Caso milenar de canibalismo descoberto em sítio arqueológico

Uma criança com idade entre dois e quatro anos foi vítima do caso mais antigo já conhecido de canibalismo no mundo, segundo uma pesquisa do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES).

A equipe analisou uma vértebra cervical humana, datada de 850.000 anos atrás, que apresenta marcas de corte nítidas. Os restos mortais foram encontrados em julho no sítio de Gran Dolina (Serra de Atapuerca), na Espanha.

Segundo Dra. Palmira Saladié, codiretora da escavação, há evidências diretas de que a criança “foi processada como qualquer outra presa”

Na mesma escavação, a equipe encontrou uma latrina de hiena com mais de 1.300 fezes fossilizadas (Imagem: Maria D. Guillén/IPHES-CERCA)

Caso pode envolver controle territorial

A descoberta reforça a hipótese de que a espécie Homo antecessor praticava canibalismo não apenas como fonte de alimento, mas também como forma de controle territorial, de acordo com a pesquisa.

Os ossos analisados apresentam marcas de descarnação e fraturas intencionais, seguindo padrões usados em ossos de animais consumidos por esses primeiros humanos. As técnicas são semelhantes àquelas identificadas no primeiro caso conhecido de canibalismo humano no mundo, há trinta anos, na mesma região.

“O que estamos documentando agora é a continuidade desse comportamento: o tratamento dos mortos não era excepcional, mas sim repetido”, explica a especialista, uma dos maiores especialistas em tafonomia e canibalismo pré-histórico.

Sítio de Gran Dolina abrange 284.119 hectares de cavernas que datam desde a Pré-história (Imagem: Laura Berdejo/UNESCO)

Leia Mais:

Ambiente hostil

Na mesma escavação, a equipe encontrou uma latrina de hiena com mais de 1.300 coprólitos (fezes fossilizadas), o que ajudou a reconstruir a dinâmica da caverna ocupada por carnívoros e humanos — sugerindo também que se tratava de um ambiente hostil, de disputa.

O sítio de Gran Dolina abrange 284.119 hectares e tem ajudado a contar a história dos primeiros seres humanos que viveram na Europa. A mesma região abriga painéis com gravuras de cenas de caça e figuras antropomórficas e zoomórficas.

Segundo a UNESCO, as linhas evolutivas dos ancestrais africanos da humanidade moderna estão amplamente documentadas nas jazidas que datam desde a Pré-história (Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro) até a Idade Média e posteriores.

Momento da descoberta de um dente do Homo antecessor com mais de 850.000 anos na mesma região (Imagem: Maria D. Guillén/IPHES-CERCA)

“A cada ano, descobrimos novas evidências que nos obrigam a repensar como eles viveram, como morreram e como os mortos eram tratados há quase um milhão de anos”, conclui Saladié.

O post Caso milenar de canibalismo descoberto em sítio arqueológico apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/29/olha-isso/o-caso-mais-antigo-de-canibalismo-conhecido/

É fã de Expedition 33? Veja 8 filmes, séries e animes parecidos

Clair Obscur: Expedition 33” é um dos jogos de maior sucesso de 2025. O título é um RPG com combate por turnos, narrativa madura e visuais realistas. O game foi desenvolvido pelo estúdio francês Sandfall Interactive e publicado por Kepler Interactive.

Expedition 33” é ambientado em um mundo fantástico inspirado na Belle Époque. A história segue membros de uma expedição que partem em uma missão para destruir uma entidade responsável pelo arrebatamento que apaga da existência pessoas a partir de certa idade.

Se você curtiu esse jogo de características únicas e busca obras de outras mídias semelhantes, então continue lendo.

Filmes

Annihilation (2018)

a atriz natalie portman
Annihilation (2018) / Crédito: Paramount Pictures, Netflix (divulgação)

A trama de “Aniquilação” segue Lena (Natalie Portman), que se junta a um grupo de cientistas para investigar uma misteriosa zona em quarentena pelo governo, o Shimmer.

O Shimmer é uma área de distorção onde as leis da natureza são alteradas, criando mutações e fenômenos inexplicáveis. 

É bem semelhante ao mundo de “Clair Obscur: Expedition 33, um espaço “pintado”, mágico e instável, sujeito às vontades da Artífice. Ambos têm visual e atmosfera bastante semelhantes. “Aniquilação” é um terror sci-fi escrito e dirigido por Alex Garland.

  • Onde assistir: aluguel ou compra no YouTube Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV+.

O Castelo Animado (2004)

um homem com penas abraçando uma mulher
Hauru no ugoku shiro (2004) / Crédito: Studio Ghibli, Toho (divulgação)

Esta animação japonesa do renomado Studio Ghibli foi citada como uma das inspirações de “Clair Obscur: Expedition 33“.

O filme se passa em um reino onde magia e tecnologia coexistem. A trama segue uma jovem modista de chapéus que é transformada em uma velha por uma bruxa. 

Para quebrar a maldição, sua esperança é o feiticeiro Howl, que mora em um castelo móvel. A direção é de Hayao Miyazaki.

  • Onde assistir: Netflix.

Séries

Penny Dreadful (2014-2016)

elenco de penny dreadfull
Penny Dreadful (2014-2016) / Crédito: Showtime (divulgação)

Ambientada na Londres vitoriana do final do século XIX, “Penny Dreadful” mistura personagens clássicos da literatura de terror com figuras originais em uma narrativa sombria e sobrenatural.

Na série, Vanessa Ives (Eva Green), uma médium atormentada, une-se a aliados como um pistoleiro americano, Victor Frankenstein e Dorian Gray para enfrentar forças sobrenaturais. O elenco ainda traz nomes como Reeve Carney e Timothy Dalton.

  • Onde assistir:
    • Mercado Play (gratuito);
    • Paramount+.

The Leftovers (2014-2017)

leftovers
The Leftovers (2014-2017) / Crédito: HBO Max (divulgação)

Assim como “Clair Obscur: Expedition 33”, “The Leftovers” também tem em sua trama um arrebatamento. A série se inicia anos após um evento em que 2% da população mundial desapareceu. 

A obra acompanha a vida de personagens tentando lidar com esse acontecimento. O elenco traz nomes como Justin Theroux, Amy Brenneman, Christopher Eccleston, Liv Tyler, Chris Zylka e Margaret Qualley.

  • Onde assistir: HBO Max.

Carnival Row (2019-2023)

elenco de carnical row
Carnival Row (2019-2023) / Crédito: Amazon Prime Video (divulgação)

Com elementos steampunk, “Carnival Row” é uma série de fantasia com ambientação vitoriana.

Na história, seres míticos se veem obrigados a se refugiar na sociedade humana devido a uma guerra, porém enfrentam preconceito.

No meio disso, um inspetor investiga assassinatos desses seres. O elenco conta com nomes como Orlando Bloom e Cara Delevingne.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video.

Leia mais:

Animes

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009-2010)

uma armadura e um garoto loiro de braço mecanico
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009-2010) / Crédito: Bones, Crunchyroll (divulgação)

Este aclamado anime é a segunda adaptação do mangá “Fullmetal Alchemist“, sendo muito mais fiel à obra original. Sua abordagem madura em um universo de magia apresenta semelhanças com “Clair Obscur: Expedition 33“.

A série acompanha dois irmãos alquimistas, Edward e Alphonse Elric, que partem em uma jornada para recuperar seus corpos após uma tentativa fracassada de ressuscitar a mãe.

  • Onde assistir:
    • Netflix;
    • Crunchyroll.

Attack on Titan (2013-2023)

Attack on Titan
Attack on Titan (2013-2023) / Crédito: Crunchyroll (divulgação)

Baseado no mangá homônimo, “Attack on Titan” é um anime de fantasia sombria ambientado em um mundo pós-apocalíptico.

Na premissa desse elogiado anime, a humanidade vive protegida por muros gigantes para se defender dos Titãs, enormes criaturas humanoides que atacam e devoram pessoas.

  • Onde assistir: Crunchyroll.

Deca-Dence (2020)

anime deca dense
Deca-Dence (2020) / Crédito: NUT, Crunchyroll (divulgação)

Com elementos de ação e ficção científica, “Deca-Dence” se passa em um futuro distópico. A humanidade luta para sobreviver contra monstros, e uma grande corporação cria um domo controlado por ciborgues, o Deca-Dence.

A trama acompanha Natsume, uma garota que sonha em se tornar guerreira, e Kaburagi, seu supervisor, que esconde sua verdadeira função.

  • Onde assistir: Crunchyroll.

O post É fã de Expedition 33? Veja 8 filmes, séries e animes parecidos apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/07/29/cinema-e-streaming/e-fa-de-expedition-33-veja-8-filmes-series-e-animes-parecidos/